sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Freiburg: um exemplo de cidade sustentável que funciona!

Sabrina Sena
Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Olá, Eu me chamo Sabrina Sena. Eu sou acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da Unama e nessa matéria irei descrever um pouco sobre minha experiência de intercâmbio de quatro meses na Alemanha, especificamente, em Freiburg.
Eu fui escolhida pelo programa UNIBRAL, que é uma parceria acadêmica entre a Unama e a Evangelische Hoschule Freiburg (Universidade Evangélica de Freiburg). A intenção do programa era selecionar alunos da UNAMA para fazer parte de um projeto que visava fazer um estudo sobre desenvolvimento sustentável...
Por que Freiburg?
Porque Freiburg é conhecida como a cidade mais sustentável do mundo! Por esse motivo, alguns professores da UNAMA, eu e mais duas acadêmicas fomos ver de perto como isso começou e como ocorre essa questão ambiental na cidade de Freiburg.
Foi muito impressionante ver como o desenvolvimento sustentável é algo que funciona naquela cidade. Há uma grande participação e comprometimento do governo e dos moradores de Freiburg para que a cidade se desenvolva, mas sem prejudicar o meio ambiente... Há coleta seletiva do lixo e a reciclagem deste. Quase todas as casas possuem placas solares e nas escolas de educação fundamental e médio também.
Hoje, existe uma grande preocupação nas escolas com o ensino da Educação Ambiental, desde cedo. Nessas questões, os alunos já estão sendo educados e treinados para saber tratar do lixo e até como fazer a manutenção de uma placa solar. Os alunos estão sempre competindo com as outras escolas quem é capaz de produzir mais energias de fontes renováveis, para suprir suas necessidades e vender o excedente para o governo.
Além disso, o foco não foi apenas desenvolvimento sustentável. Eu pude fazer parte do ambiente acadêmico da universidade participando de outras disciplinas e isso, foi ao mesmo tempo, desafiador e produtivo.
Foi desafiador porque eu não fui para uma universidade onde havia exatamente o curso de Relações Internacionais. Nesse período, eu estudei Serviço Social e o desafio foi fazer a ligação entre duas áreas diferentes. Mas, a experiência foi bastante produtiva porque foi possível fazer uma ponte entre as duas disciplinas e isso me enriqueceu de ideias... Nas disciplinas de Serviço Social, os professores me encarregavam de analisar alguma situação social em crise a partir de uma perspectiva politica e internacional.
A universidade era também bastante dinâmica em termos de projetos, conferências e fóruns e eu sempre me esforçava para participar desses eventos. De todos eles, o mais marcantes no meu intercâmbio foram dois que aconteceram na França e na Bélgica. Na França, exatamente em Strassbourg participei de um fórum sobre o tema: “A grande transformação”, onde, o principal foco, era debater sobre o futuro da humanidade em relação nossa forma de desenvolvimento desenfreado e como disseminar mais as questões sustentáveis.
Já o segundo acabou sendo um momento decisivo para eu pensar sobre minha futura e almejada carreira de internacionalista: a visita à sede da União Europeia em Bruxelas. Durante uma semana, eu, um grupo de alunos alemães e mais três professores, fizemos uma visita de uma semana em Bruxelas, capital de Bélgica, onde incluiu visitas e participação em seminários no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia.
O objetivo dessa visita era conhecer o lugar e ver como é a dinâmica nas principais sedes da E.U. e também participar em alguns seminários que trataram sobre migrações, a nova agenda da E.U. para 2020, etc. Poder ter a oportunidade de conhecer um lugar como a Comissão Europeia, alimentou uma ambição de poder fazer parte daquele ambiente e iniciar minha carreira naquele lugar.
Bem, meu intercâmbio não se resumiu apenas a estudos, seminário e investigações... Essa foi minha primeira experiência no exterior e poder viver isso num país tão forte e desenvolvido como a Alemanha, foi o despertador de muito senso crítico, enriquecimento, quebra de estereótipos e, claro, divertido. Houve choques culturais, mas isso não passou de momentos muitos gratificantes. Além disso, Freiburg é uma cidade fantástica pela sua mescla temporal. É uma cidade que ainda carrega um infraestrutura da época medieval e isso está também ligado com um lado bastante moderno de qualquer cidade grande europeia. Então, é uma cidade que carrega três estilo um uma só: a rústica, a moderna e a verde.
Um dos principais atrativos de Freiburg é a famosa Floresta Negra (a floresta tem esse nome porque o verde das folhas é tão escuro que dá a impressão de que a vegetação é negra). É uma parte incrivelmente linda e cheia de montanhas da região de Baden Würtemberg, onde é possível você fazer muitos esportes. Minha atividade favorita era fazer trilha nas montanhas e quando começou a nevar, eu gostava de esquiar e fazer caminhada na montanha mais alta, para chegar ao topo e ver o sol...
Bem, essa oportunidade é algo difícil de relatar em algumas páginas, mas eu posso dizer que foi uma experiência muito além do que eu esperava, no sentido de que tudo foi muito bom. Foi gratificante melhorar minhas expectativas de vida, voltar para o Brasil enriquecida de ideias e já com um foco para aprofundar meus estudos, fruto desse maravilhoso intercâmbio. E o que ficou de lição nessa jornada foi que: se você se preparar bem, ser ousado e persistente, você mesmo cria suas próprias oportunidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário