segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval

        


Breno Damasceno
Acadêmico do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA


        
          Temos no Brasil uma das expressões culturais mais fortes do mundo: o Carnaval. A festa, de origem grega que tinha o propósito de cultuar os grandes deuses da época, hoje ganha roupagens e novas distinções mundo afora. Sua importância enquanto elemento cultural brasileiro é irrevogável, um momento que reúne todos em uma mesma classe social, a padronização da sociedade.
         Entendemos a expressão cultural como forma de externar a identidade de uma região. Atualmente percebe-se que essas expressões são várias, de diferentes tipos e propósitos, como acontece no Haiti. Na região, são feitas canções satíricas, que é uma tradição antiga, onde os nativos acabam provocando, denunciando ou protestando a respeito de algo. Com a abertura política, a sátira se tornou mais "livre", fazendo com que Haitianos tenham momentos de descontração.
         Porém existem ainda os lugares que optam por fazer da tradição dessas festas o seu divertimento, como é o caso de Veneza, um dos mais antigos (datados de 1268) e belos festejos. No começo era a forma da nobreza se misturar com o povo, sempre usando as famosas máscaras. Hoje as fantasias ainda são o grande forte dessa festa, além de bailes realizados no interior de palácios antiquíssimos.
         No Brasil, as brincadeiras se desenvolvem de maneiras diferenciadas nas distintas regiões do país, até dentro de uma mesma região pode-se encontrar distintas formas de se expressar nessa época. O Carnaval deixa de ser um evento, ou um feriado nacional, e passar a ser um dos principais elementos que expressão a identidade do nosso país.
         Aliás, é característico do ser humano a procura do estabelecimento de uma identidade. Este mecanismo de autoafirmação é contraditório, já que se apresenta, ao mesmo tempo, pela diferença e semelhança perante os outros. Somos diferentes de outros, ou seja, dos estrangeiros, mas somos iguais aos que compõe nossa comunidade, os brasileiros. Nesse sentido, o Carnaval passa a ser, também, um elemento de diferenciação em relação ao outro, servindo como marca do que é ser Brasileiro, do povo hospitaleiro, alegre e descontraído.
         Essa riqueza das formas culturais, não somente brasileiras, mas mundiais, fazem com que pensemos o quanto é vantajoso para uma região ter parte de sua cultura valorizada, mostrar as outras pessoas o quanto é pode ser abundante a expressão cultural, que são várias as identidades colocadas nessa ocasião que podem ser respeitada.



 

Bibliografias
BAUMAN, Zygmunt. Identidade.  Rio de Janeiro: Zahar, 2005. p. 15-39.
DELGADO, Anna K. Chaves. O carnaval como elemento identitário e atrativo turístico. 13 jan. 2012.

Portal Terra. Conheça as tradições de Carnaval pelo mundo. Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/mundo/conheca-as-tradicoes-de-carnaval-pelo-mundo,52d22dba8ca64410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html> Acesso em: 28 fev. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário