quinta-feira, 13 de março de 2014

Pensamentos Internacionalistas: Nogueira e a visão brasileira das teorias das Relações Internacionais

João Pontes Nogueira possui graduação em Economia pela UFRJ, mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Relações Internacionais pela University of Denver e pós-doutorado pela University of Victoria, Canadá. Entre janeiro e maio de 2013, foi professor visitante na Universidade de Brown (EUA). Atualmente é Diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. Foi diretor e é um dos fundadores da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).
Em seu livro escrito junto com Nizar Messari “Teoria das Relações Internacionais: Correntes e Debates”, é feito um apanhado da evolução histórica da disciplina, através da apresentação das diversas correntes teóricas, mas dedicando dois terços do livro as teorias críticas ao mainstream. O diferencial do livro é que os autores propõem uma visão das teorias considerando o lugar de onde eles escreveram, o Brasil, que, como é dito por eles, é um país que tem mais consumido do que produzido teoria das Relações Internacionais.



“As teorias das Relações Internacionais têm a finalidade de formular métodos e conceitos que permitam compreender a natureza do funcionamento do sistema internacional, bem como explicar os fenômenos mais importantes que moldam a política mundial.”

NOGUEIRA. João; MESSARI. Nizar. Teoria das Relações Internacionais: Correntes e Debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário