quarta-feira, 19 de março de 2014

A Organização Mundial da Saúde e a Síndrome de Down

          




Cipriano Leal
Acadêmico do 5º Semestre de Relações Internacionais da UNAMA



             A Organização Mundial da Saúde é uma organização supranacional ligada a ONU. Foi formada após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, com o fim de auxiliar os Estados componentes e territórios autônomos na área da saúde e em questões sanitárias internacionais. Em 2013, por exemplo, foi realizado em Brasília o Seminário de Consulta Nacional do Plano de Ação da OMS, qual debateu questões concernentes a melhoria da saúde de pessoas com deficiência.
             Assuntos ligados a anomalias congênitas, como a Síndrome de Down, são relevantes para a OMS. De acordo com a mesma organização, no ano de 2010 foram contabilizadas 270.000 mortes neonatais causadas por anomalias congênitas no mundo. Nesse dia 21 de março é comemorado o nono aniversário do Dia Internacional da Síndrome de Down. Talvez a mais conhecida doença psíquica causada por alguma anomalia genética, nesse caso a trissonomia do cromossomo 21. Segundo estimativas da OMS, a cada 1.100 crianças nascidas no mundo, 1 possui a anomalia genética do cromossomo 21. Só nos Estados Unidos 250.000 famílias são afetadas pela Síndrome de Down.
             Na Assembleia Mundial da Saúde em 2010 foi discutida a criação de um programa para prevenção e cuidado, antes e depois, de nascimentos com anormalidades genéticas. A Organização Mundial da Saúde também mantem relações com a International Clearinghouse for Birth Defects and Research uma organização que desenvolve programas de pesquisa em todo o mundo com o fim de prevenir nascimentos com algum defeito e reduzir suas consequências.
             Em 1999, foi estabelecido um prêmio para investigações sobre a Síndrome de Down na região do Mediterrâneo Oriental com o intuito de incentivar pesquisas a respeito da doença na região em questão. O prêmio consiste em uma medalha de bronze e em mais de US$ 2000 em metais, e dependendo dos fundos o prêmio é concedido a cada dois anos e é entregue durante a reunião do Comité Regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental.




Referências:
SEITENFUS, Ricardo Antônio Silva. Manual das organizações internacionais. ed. 2. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.
http://www.worlddownsyndromeday.org/wdsd-2014 http://www.who.int/governance/awards/down_syndrome/es/ http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs370/en/ http://www.movimentodown.org.br/2013/10/seminario-em-brasilia-discute-plano-da-oms-para-pessoas-com-deficiencia/ http://www.who.int/genomics/public/geneticdiseases/en/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário