sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dia Mundial da Justiça Social

Carla Tayane Pinto Barros
Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA


O Dia Mundial da Justiça Social foi instituído pelas Nações Unidas no dia 20 de fevereiro de 2009. Este dia tem o objetivo de promover os esforços necessários para que a comunidade internacional possa enfrentar, com sucesso, questões que assolam o mundo como a pobreza, a desigualdade, a exclusão e o desemprego. A designação desta data veio com o intuito de mostrar que a ONU reconhece e apoia a necessidade de aumentar os esforços da comunidade internacional em função da erradicação da pobreza, da promoção do trabalho digno, da igualdade de gênero e do acesso ao bem-estar social e da justiça para todos.
O termo Justiça Social surgiu em meados do século XIX e compreende a noção da necessidade de se distribuir de maneira igualitária os bens sociais. Em uma sociedade, onde haja justiça social, os direitos humanos são sempre respeitados e todas as classes sociais contam com as mesmas oportunidades de desenvolvimento. Para que haja a justiça social, é necessário que o Estado compense as desigualdades que nascem nas estruturas da sociedade.
Correntes como o liberalismo econômico, consideram que a justiça social está ligada, em termos gerais, à criação de oportunidades e à proteção da iniciativa privada. Já o Socialismo e as correntes de esquerda, em geral, defendem a intervenção estatal como o único meio de o bem-estar social.
Para organizações internacionais como a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o dia da justiça social é de suma importância para a intensificação das discussões sobre a desigualdade causada pela globalização, que não oferece as mesmas oportunidades a todos, além de estar refletida no mercado de trabalho.
A designação desta data como mecanismo de luta em função da justiça social, da própria noção de justiça social, de direitos humanos e da plena garantia destes, podem estar relacionadas à escola de pensamento idealista – em sua vertente clássica – principalmente pela crença de que as sociedades e os homens são capazes de, a partir de meios pacíficos, estabelecer um convívio social igualitário.
Portanto, a justiça social é considerada essencial para que haja uma convivência pacífica e próspera entre as nações e esta meta só será alcançada por meio da cooperação e do fortalecimento e construção de instituições que promovam o desenvolvimento inclusivo.



Referências
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2748http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário