quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fórum Econômico Mundial

Sabrina Sena
Acadêmica do 6º Semestre de Relações Internacionais da UNAMA


Fórum Econômico Mundial ou FEM, é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra. É conhecido por suas reuniões anuais em Davos, na Suíça, onde se reúnem os principais líderes empresariais e políticos, assim como outros atores não necessariamente ligados a política.
No início deste ano, os principais temas debatidos foram sobre desigualdade social, o desempenho do Banco Central Europeu e a economia da China e dos Estados Unidos.
A principal preocupação do Fórum ainda recai sobre a questão das políticas econômicas globais a serem construídas pelas principais economias mundiais, bem como isso pode causar turbulências no mercado financeiro internacional que atingiria os países emergentes.
O momento, ao que tudo indica, é que a zona do euro e os Estados Unidos estão consolidando a estabilização econômica e a meta para 2015 é retomar o crescimento. O Banco Central Europeu (BCE) desenvolverá um programa de compra de títulos para aumentar a liquidez na zona do euro, mas para que isso seja uma medida exitosa, será necessário fazer reformas estruturais e, além disso, exigir a estabilidade econômica de países do bloco, como a Grécia.
Além disso, outras discussões envolveram a economia da China. O país é a segunda maior economia global e ultimamente vem sofrendo decréscimo econômico e isso tem repercutido mundialmente em diversos países. No entanto, em seu debate no Fórum, o primeiro ministro da China Li Keqiang, disse que Para estabilizar o crescimento, a China continuará a buscar uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente.
Por que foi preciso discutir esses temas? Percebe-se a forte presença do tema “Economia” imperando nos debates internacionais. É necessário, sem dúvidas, porque a partir disso, diversos outros assuntos encaminham como a desigualdade, meio ambiente, saúde, estabilidade mundial etc.
Nos debates anuais do Fórum, pessoas importantes lideram os debates e esclarecem as iniciativas a serem tomadas pelos países, medidas políticas e empresariais. Não é um espaço para obrigatoriamente tomar medidas para serem colocadas em ação, mas um ambiente de discussão de ideias que irá ecoar em ações.
Por isso, temas que este ano foram debatidos não foram nada além do que aquele que continua assustando o futuro de nações emergentes, que é a desigualdade. Muito se ressaltou que haverá um momento em que se essa desigualdade não for de fato trabalhada, poderá começar a prejudicar o desemprenho do lado de quem ganha com essa desigualdade. Por isso, o encontro vem a ser importante para que pontos de vista sejam esclarecidos e o diálogo seja claro e aberto.

Referências
World Economic Forum Annual Meeting 2015. Disponível em: http://www.weforum.org/events/world-economic-forum-annual-meeting-2015

Por que a reunião de Davos é relevante para o Brasil?. Disponivel em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150122_davos_levy_ru


Forum de Davos revela incertezas sobre economia mundial. Disponivel em: http://www.portugues.rfi.fr/economia/20130123-forum-de-davos-revela-incertezas-sobre-economia-mundial

A China consegue evitar a deflação¿ Disponivel em: http://www.valor.com.br/opiniao/3879522/china-consegue-evitar-deflacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário