quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O Marketing Internacional e o Internacionalista

Paulo Victor Silva Rodrigues
Acadêmico do 7º semestre de Relações Internacionais da UNAMA




Com o advento da Globalização e da consequente intensificação do fluxo de bens e pessoas entre os países, o marketing internacional ganhou destaque. Todavia, engana-se quem pensa que essa vertente do Marketing é um fenômeno recente, haja vista que teve início ainda nos primórdios da era mercantilista, quando começaram as trocas comerciais entre as nações.
Além disso, o surgimento de blocos econômicos e áreas de livre comércio, como: União Europeia, MERCOSUL, Nafta, entre outros, influenciaram fortemente nas relações entre as empresas e os países. Assim, o marketing internacional é uma importante ferramenta no Comércio Exterior, mas deve-se saber utilizá-la. Nesse contexto destaca-se o internacionalista.
É relevante definir Marketing Internacional, segundo Keegan, (KEEGAN, W. J.; GREEN, 1999) um processo que visa otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma organização através das oportunidades de um mercado global. E para se alcançar tais oportunidades é fundamental a boa aplicação envolvendo pontos relevantes, como: planejamento, pesquisa, identificação, conhecimento, segmentação de mercado, estudo sobre o comportamento de compra do consumidor, decisões de produto, preço, canais de distribuição e comunicação de marketing.
As empresas, por exemplo, na busca por criação de valor para seus clientes e para alcançar objetivos internos, utilizam quatro pontos principais, são eles: Produto, Preço, Distribuição e Promoção. No primeiro, trata-se do que seria oferecido para os clientes com objetivo de troca. No segundo, refere-se à quantidade de dinheiro que seria dada em troca de algum produto ou serviço. No terceiro, envolve os meios utilizados para distribuição do produto no mercado; e no último, englobam-se as formas utilizadas de divulgação do produto ou serviço para o mercado alvo, o qual é o segmento do mercado que a empresa ou organização pretende atingir.
Agir no âmbito internacional é complexo e delicado. Para isso, é preciso fazer um estudo sobre cada país individualmente – cultura, economia, política, leis e normativos, regras de marcas, patentes, licenciamento e câmbio. O profissional de Relações Internacionais tem papel fundamental, haja vista que possui competência para desenvolver esse estudo, o qual viabilizará ou não a internacionalização de determinada empresa.  Ademais, muitas que decidem expandir para o exterior acabam não logrando sucesso por ignorar o estudo detalhado do país em que pretende atuar, principalmente sobre a cultura, fator que pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa que quer atuar em outro país.
Acrescenta-se também a instabilidade política, que influencia na decisão de internacionalizar-se, pois o negócio pode ser prejudicado por este fator, que não pode ser negligenciado, vide o caso da Petrobrás na Bolívia, onde sofreu um enorme prejuízo, pois o governo daquele país desrespeitou acordos comerciais firmados. Além disso, destaca-se a situação financeira da Bolívia, uma vez que uma economia frágil não oferecerá boas perspectivas de sucesso.
O bom desenvolvimento e aplicação do marketing internacional pode trazer vantagens como as destacadas pelo Prof. Ari Lima (2008).        
·     1) Oportunidades para a transferência de produtos, marcas e outras ideias para as subsidiárias;
·        2) Surgimento de clientes globais;
·    3) Melhoria de vínculos entre infraestruturas nacionais que levam ao desenvolvimento de uma infraestrutura de marketing global.
Portanto, percebe-se que no marketing internacional é imprescindível se pensar globalmente e agir regionalmente, adaptando os fundamentos do marketing doméstico no cenário internacional, e capturando as perspectivas globais para promover adequações no cenário doméstico. Sendo esta área de elevada importância, principalmente no atual momento – Globalização – em que vivemos, com cada vez mais empresas e organizações expandindo-se para outros países (mercados).
Sem dúvidas, o internacionalista é necessário e tem destaque neste ambiente por possuir conhecimento e competência nessa e em outras áreas, como: negócios, economia, ciência política e direito, que são fundamentais para uma empresa/organização que decide se internacionalizar e promover o comércio mundial.
           


Referencias:
KEEGAN, W. J.; GREEN, M. C. Princípios de marketing global. São Paulo: Saraiva, 1999.

LIMA, Ari. A importância do marketing internacional. Disponível em: <http://www.arilima.com/a-importancia-do-marketing-internacional/>

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