domingo, 18 de agosto de 2013

OMS: Organização Mundial da Saúde

Ludma Aviz
Acadêmica do 7º semestre


A Organização Mundial da Saúde foi criada no dia 7 de abril de 1948. Sua proposta de criação foi de autoria dos delegados do Brasil, que idealizaram um organismo internacional de saúde pública, com capacidade de alcance mundial. A OMS é um órgão subordinado a Organização das Nações Unidas, possui sua sede em Genebra, na Suíça, e tem como objetivo principal melhorar ao máximo possível a saúde dos países de todas as regiões do mundo. É considerada uma das mais importantes organizações mundiais, pois além de ter caráter universal, é intergovernamental, ou seja, sua atuação ocorre de forma conjunta com os governos, desenvolvendo a cooperação entre os mesmos.
A atuação da OMS no mundo ocorre de diversas formas. Dentre elas destacam-se: a prestação de assistência técnica aos países, promovendo a capacitação dos mesmos para os tratamentos na área da saúde; a proposição de planos de atuação que envolvem a prevenção, proteção e tratamento de doenças; o desenvolvimento de pesquisas relevantes sobre a saúde nos diversos países; além do acompanhamento e avaliação de cada país sobre as suas tendências de saúde. Todo trabalho desenvolvido pela OMS é financiado pelos 193 Estados membros e pelos diversos doadores que colaboram com a Organização, em cerca de 80 parceiras, como as ONGs e as indústrias farmacêuticas.
O Brasil e a OMS desenvolvem uma intensa cooperação. O trabalho da OMS no Brasil ocorre por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que desenvolve ações para apoio a campanhas de saúde que tenham por objetivo principalmente: deter epidemias e doenças transmissíveis; colaborar em situações de emergências e desastres; capacitar os profissionais de saúde; além de melhorar o saneamento e qualidade de vida da população brasileira.

Portanto, é relevante salientar que a Organização Mundial da Saúde desenvolve um papel fundamental dentro da comunidade internacional, pois atua de forma conjunta com Estados, promovendo a cooperação e a melhoria da saúde nos países, proporcionando desta forma uma contribuição significativa para o desenvolvimento das nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário