domingo, 5 de maio de 2013

De Observadores a Produtores de Conhecimento


Ana Carolinne, Kellimeire e Paulo Victor.
Alunos do 4º semestre.
            No mundo em que vivemos, é imprescindível estarmos atualizados sobre os acontecimentos globais, utilizando-se principalmente das mídias, que fazem parte da vida de todos. Sendo assim, o acadêmico, não só de Relações Internacionais, mas de qualquer outro curso, deve preocupar-se em não se ater à superficialidade das notícias que envolvem assuntos e temas do cenário internacional. Logo, este não deve só absorver as informações, mas também expor sua visão crítica sobre tais assuntos, bem como participar de discussões construtivas que, futuramente, podem se tornar artigos científicos, TCCs, etc.
            Isso pode ser claramente evidenciado na passagem de Eduardo Saldanha em seu livro Teoria das Relações Internacionais, que é um dos livros-base do curso:
“Espantar-se diante das coisas, interrogá-las, é próprio da condição humana; conhecer o mundo ao redor, argumentar e relacionar-se com esse mundo é natural ao ser humano. Produzir conhecimento, em qualquer cultura, por mais primitiva que esta seja, nasce da resposta a questões impostas pela realidade dada.”
            Por isso nós, estudantes e/ou profissionais de R.I., somos antes de tudo, pessoas que fazem parte do Sistema Internacional e também participam de sua construção, por isso, o blog Internacional Amazônia é o espaço ideal para que os assuntos mundiais possam ser postos em pauta para discussão, além de poder despertar naqueles que ainda se “abstêm de comentários” a vontade de expôr suas ideias e críticas sobre assuntos pertinentes para todos. E, aqueles que já têm vontade e inspiração para tal, claro, têm aqui também espaço para compartilhar seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário