sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dia da solidariedade com o povo palestino

Ana Beatriz Turiel
Acadêmica do 6o Semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

A Autoridade Nacional Palestiniana, ou simplesmente, Palestina é um dos mais novos territórios independentes do mundo, formada oficialmente em 1993 pelo Conselho Nacional da Palestina e reconhecido pelo Brasil em 2010. Com nosso país possui relações amigáveis, baseadas em ajuda em saúde, desenvolvimento do turismo e tecnologia, além de se beneficiar da posição brasileira de mediador nas relações com Israel.
Desde então, o papel palestino nas relações internacionais tem se intensificado, principalmente com as discussões posteriores sobre o fracasso do acordo de Oslo, e os novos planos das Nações Unidas para integrar este país.


O dia da solidariedade com povo palestino surgiu em 29 de novembro de 1977, instituído pelas Nações Unidas com o intuito de lembrar a memória e a luta do povo palestino por seu território e cultura. Os direitos inalienáveis deste povo, apoiados pela ONU e diversos países para que tenham reconhecimento mundial de seu Estado, segurança internacional e participação nas assembléias de decisão internacional. No Brasil, a data é comemorada por parlamentares, grupos de apoio á Palestina e pelo Comitê Brasileiro de Interesse Nacional Palestino, que tem como principal missão cooperar com a legislação e tratados que fortalecem as relações entre Brasil e Palestina. Eventos sobre a cultura, política e economia palestina acontecerão no dia 30 em São Paulo e Brasília.
Segundo a ONU, O Dia da Solidariedade gera uma oportunidade para a comunidade internacional focar sua atenção sobre o fato de que a questão da Palestina ainda não está resolvida e que o povo palestino ainda está lutando para alcançar seus direitos, ou seja, o direito à autodeterminação sem interferência externa, o direito à independência e soberania nacional, e o direito de regressar às suas casas e propriedades de onde tinham sido deslocadas.
Em resposta ao apelo das Nações Unidas, várias atividades são realizadas anualmente por governos e sociedade civil na observância do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Essas atividades incluem, entre outras coisas, a emissão de mensagens especiais de solidariedade com o povo palestino, a organização de reuniões, divulgação de publicações e outro material de informação, bem como a exibição de filmes.
Com base nos dados do Portal Vermelho (http://www.vermelho.org.br/), nesta semana a Assembléia Geral da ONU votou cinco novas resoluções relativas à Palestina, sobre soluções pacíficas para o conflito com Israel, disputa sobre a cidade de Jerusalém, exercício dos direitos inalienáveis do povo palestino, entre outros.
Com as manifestações civis e governamentais internacionais, espera-se que o povo palestino obtenha mais respeito e atenção à suas causas, e não mais sejam tratados como cidadão de segunda classe na região de Israel. E o mais importante, que o conflito Israel-Palestina cesse e não mais vitimize inocentes.


Referências:
United Nations Organization. International Day of Solidarity with the Palestinian People. Disponível em <http://unispal.un.org/unispal.nsf/solidarity.htm> Acessado em 28/11/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário