quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dimensão Internacional da Conciência Negra.

Subina Ramos
Acadêmica do 2º semestre de Relações Internacional da UNAMA.



          
 No dia 20 de Novembro, comemora-se o dia nacional da Conciência Negra. Homenagem feita a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, uma região do interior do território brasileiro. O atributo foi fruto das ações de resistências empenhadas, para o fim da escravatura e maus tratos no Brasil. Os Negros na época da escravidão, não tinham direitos, não podiam conquistar espaços e nem tão pouco existiam leis em nome dos seus interesses protagonizados.

O dia da Consciêcia Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra subestimação de uma raça para com outra. Uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a colonização, onde foram levantadas várias tentativas de garantia de direitos sociais, servindo de cultivo a conscientização da importância da raça negra na construção de padrões culturais do povo brasileiro.

Com esforços traçados, os negros descendentes de étnias africanas, vindo na sua maioria de Moçambique e Angola, obtiveram a sua autodeterminação, a tão esperada liberdade em prol de um desenvolvimento igualitário.

Paralelo a que muitos avaliam, o processo de libertação, deve ser presumivelmente embasado a um enquadramento social, em sintonia com a aceitação. O reconhecimento é um ato laborioso, tendo em conta a sua efetividade reconstrutiva. Afinal, são novos desafios, novas facetas “engrenhadas” na construção e desestruturação de diversas barreiras.
Assim se tornou o Brasil, com uma estrutura multiculturalista, onde a identificação da naturalidade, se tornou dependente da sociedade. Vejamos a lógica desta afirmativa, um pouco pejorativa, relacionando-a, com a dificuldade em remover a carga de preconceitos que pesam sobre a população negra do Brasil, que ainda carrega as consequências da escravidão, na imagem quase perene, deixada sobre as características de determinados indivíduos, outrora punidos sem justificativa nenhuma, porém, nos dias de hoje exortam apenas, a igualdade imprescendível a qualquer ser humano como tal e nada mais.

As políticas públicas, que visam ou deveriam imparcialmente acelerar o processo da equiparação entre todos os cidadãos brasileiros, subentende-se, deixam transparecer a um viés descriminatório. Quando é que se precisa ter a raça como referência para políticas públicas?
Quando se poderia imaginar que um cidadão seria impulsionado pelo meio inserido à negação da própria origem? Por quê ainda falamos de racismo nos dias de hoje com tanta frequência e nos esquecemos tempos atrás de criar meios padronizados, adverso ao termo?

No entanto a simbologia da Consciência Negra, no calendário, certamente remontará a raça, nesse caso a negra, como algo já extinto e que deveria ser constantemente lembrado, implorando a entrada no panorama social, a fim de se salvaguardar dos perigos clandestinos. Estamos aqui referencialmente, na análise de um país, onde o multicultural serviu de alicerce, no que concerne a efetividade da sua construção, e do que é retratado para os outros países. No entanto, estabelecer circunstância especial de um fato, ou seja, uma particularidade é promover o separatismo, que tanto lutamos contra.

A congregação tem como sinônimo a presunção de não arbietrariedade dos atos desumanos, e por essa razão celebrar o sofrimento passado por um povo, é confinar a sociedade uma espécie de inferioridade sobre uma classe no meio social, a uma marginalização e descriminação.

Não se pode em apenas um mês relatar, fontes condizentes a diferenciação e nem tão pouco resumir a história dos afro-descendentes em um só dia, assim seria insistir nas divergências com atitudes despertadoras. Entende-se a pretensão preconizada ao estabelecer uma série de reuniões temáticas, discutindo a história do preconceito racial. Todavia, o ponto crucial que deveria ser abordado é o multiculturalismo e as suas formas de se expressar.

 A ONU (organização das nações unidas), como ente superior das relações internacionais e interestatais, declara a necessidade de concentrar as atenções no grupo que, apesar de constituir significante parte da população mundial, sofre sistemáticas violações de seus direitos fundamentais. Ações políticas e culturais sem destacamento étnico são essenciais para a reconciliação internacional e a criação de sociedades fundadas na justiça, na igualdade e na solidariedade, com vista a promover o fim do racismo, da discriminação, da xenofobia e de intolerâncias correlatas, reafirmando e avançando no plano de ação.

O desenvolvimento de um país pressupõe inexistência de políticas contraditórias ao bem-estar dos seus membros, e, neste sentido, é preciso reconhecer que as injustiças históricas tiveram uma inquestionável contribuição para a pobreza, o subdesenvolvimento, a marginalização, a exclusão social, a desigualdade econômica, a instabilidade e a insegurança de milhões de afrodescendentes, em diferentes partes do mundo e particularmente em países em desenvolvimento, como o Brasil.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CONRADO, Regina Mara de Oliveira. Consciência Negra. São paulo, nov 2013. A cor da Cultura. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/artigos/07112013/plano-de-aula-confraria-cultural >  acesso<  em 14 de novembro de 2013>
SANTOS, Ivair Augusto Alves dos. Direitos Humanos e a práticas de racismo.ed. Brasília.Câmara dos Deputados, 2013

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