sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Amazônia nas Políticas de Defesa Brasileira: Estratégias e Programas

Luan Sousa
Concluinte do curso de Relações Internacionais da UNAMA.

            A escassez dos recursos naturais vem assolando o mundo como um dos grandes imperativos da agenda de segurança internacional do século XXI. Desde a década de 70 há a conscientização mundial de que a exploração de matéria-prima deve ser feita levando em consideração a sustentabilidade. Sua preocupação é tamanha que na década de 80 surge a ideia das “novas ameaças”, onde questões como narcotráfico, problemas socioeconômicos, de direitos humanos, terrorismo e principalmente a própria escassez dos recursos naturais entram na lista de prioridade dos mais diversos Estados.

            A Amazônia sendo a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo em volume de água doce logo chama atenção internacional devido ao seu potencial natural. É então que surge o fantasma da internacionalização. Diversos países e organizações começam a discutir a governança do país na região, dando início, então, a criação de diversos projetos (como o Instituto Internacional da Hileia Amazônica, o Projeto do Grande Lago Amazônico e o Projeto do Centro Trópico Úmido) em busca do estudo, exploração e da tentativa de obter certo controle no bioma, pondo em risco a soberania do Brasil. Um bom exemplo dessa tentativa é o discurso do ex-presidente francês François Mitterrand que na Cúpula de Haia de 1989 sugere a criação de uma organização supranacional mundial que tivesse a capacidade de intervir em casos de interesse mundial na questão ambiental, como a Amazônia.

Para que não permita a ingerência internacional de entidades externas na região amazônica, o governo brasileiro vê a necessidade de criar políticas públicas de defesa para garantir a segurança nacional. Com essa preocupação surgindo apenas na segunda metade do século XX, tem-se a década de 60 marcada pelo lema “integrar para não entregar”, onde o governo buscou criar políticas que integrassem a região com o resto do país. Enquanto a década de 70 procurou manter a presença estatal na região, a década de 80 teve uma postura mais defensiva, com a formulação de projetos e leis ambientais e a criação do Programa Calha Norte e o Programa Nossa Natureza. Já a década de 90 foi marcada por conflitos entre a política ambiental e a política de desenvolvimento, tendo como frutos a Política Nacional de Defesa (PND) e a criação do SIVAM/SIPAM.

A primeira década do século XXI é marcada pela criação da Estratégia Nacional de Defesa (END) que mostra que o Estado finalmente entendeu a necessidade de compreensão não só dos fatores externos, mas também de todo fator interno que possa influenciar e/ou impactar a defesa amazônica. A vinculação da Amazônia com as diversas ações a serem tomadas por todas as instâncias do governo traz o princípio da transversalidade, onde qualquer projeto a ser implementado deve levar em consideração a região em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos. É assim que surge o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) em 2012. Depois de tantos projetos de pesquisa, fiscalização, monitoramento e vigilância, o SISFRON vem como uma esperança para a defesa da Amazônia. Um programa que permite haver tomadas de decisões ao produzir informações confiáveis em operações conjuntas de diferentes agências governamentais.



Mostra-se determinação do Brasil em garantir sua soberania na região, porém é indefinido se suas políticas serão eficientes e suas ações suficientes para defender a região. Dentre os problemas a serem enfrentados para defender eficazmente a Amazônia, tem-se o nosso poderio militar que está antiquado, mesmo estando num nível equiparável a América Latina; assim como a necessidade de investimento em ciência e tecnologia, recursos humanos e reequipamentos; e há também os recentes cortes orçamentários no Ministério de Defesa, o que acaba impossibilitando a implantação de alguns projetos. Atualmente há consciência da importância e necessidade de defesa amazônica, porém o governo brasileiro ainda tropeça ao tentar alcançar esse objetivo, dando passos determinados, porém curtos.

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