terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Pensamentos Internacionalistas: Putnam e os jogos de dois níveis

Robert David Putnam (1941) norte-americano, cientista político, professor de Havard e da Escola de Governo John F. Kennedy, ocupa a cadeira Don K. Price. É autor do livro “Comunidade e Democracia: a Experiência da Itália Moderna”. Nesta obra demonstra a utilização de conceitos como o de “capital social” para o bom desempenho institucional do Estado.
É o autor da teoria dos “Jogos de dois níveis”, no qual, expressa o entrelaçamento entre a política doméstica e a internacional de um Estado, afirma que são nas arenas decisórias internas que são traçadas as possíveis perspectivas do país para o Sistema Internacional, através da analise dos winsets (conjunto de vitórias). Ressalta também a importância do negociador-chefe nos jogos de dois níveis.


“Uma concepção mais adequada dos determinantes domésticos das políticas externa e das relações internacionais deve enfatizar a luta política: os partidos, as classes sociais, os grupos de interesse (tanto econômico quanto não-econômico), os legisladores e mesmo a opinião pública e as eleições – e não apenas os funcionários do poder Executivo e os arranjos institucionais”

PUTNAM. Robert. A Diplomacia e Política doméstica: A lógica dos jogos de dois níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário