terça-feira, 1 de outubro de 2013

Primeiro de Outubro: Dia Internacional da Pessoa Idosa

A Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria, produziu o Plano de Ação Internacional de Viena sobre o Envelhecimento, que é constituído por 62 pontos, que versam sobre: saúde, nutrição, bem-estar social, segurança de renda e emprego, entre outras questões. Nessa mesma Assembleia ficou estabelecido o dia primeiro de outubro como o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Logo, nesse dia são realizados programas e eventos que valorizem as pessoas idosas na sociedade, combatendo os abusos psicológicos, financeiros ou físicos.
Em 1991, a Assembleia Geral adotou o Princípio das Nações Unidas em Favor das Pessoas Idosas, enumerando 18 direitos das pessoas idosas. Para a continuidade dessa ação em 2002 ocorreu a Segunda Assembleia Mundial das Nações Unidas sobre o Envelhecimento, realizada em Madrid. Objetivando desenvolver uma política internacional para o envelhecimento para o século XXI, onde a Assembleia adotou uma Declaração Política e o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento de Madrid.
Segundo a ONU à medida que as taxas de fertilidade diminuíram a proporção de pessoas com 60 anos ou mais, no ano de 2007, começou a duplicar e até 2050 deverá mais do que triplicar, alcançando dois bilhões em 2050. Na maioria dos países, o número de pessoas acima dos 80 anos deve alcançar quase 400 milhões até 2050. Esses números só reafirmam a importância da questão da pessoa idosa para o mundo inteiro.
Uma sociedade para todas as idades possui metas para dar aos idosos a oportunidade de continuar contribuindo com a sociedade. Para trabalhar neste sentido é necessário remover tudo que representa exclusão e discriminação contra eles.”

Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento (parágrafo 19), Madrid, 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário