terça-feira, 18 de novembro de 2014

“Pedras não são argumentos” – 25 anos da queda do Muro de Berlim

Sabrina Sena
Acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da Unama

Eu sei que na rua não tem mais uma única árvore.
Ruínas se erguiam no céu preto e branco queimado.
Agora eu estou aqui, depois de tanto anos e não parece ser.
As árvores, eles estão de pé aqui, são quase tão velho quanto eu.
Toda a minha vida eu vivi em metade da cidade?
O que eu digo agora, quando você me dá a outra metade?
Agora eu estou aqui, e meus olhos não se fartam!
Estas imagens são: liberdade, liberdade, finalmente, sobre a minha cidade!

Essa é a letra de uma canção, chamada “Minha Berlim” ou Mein Berlin onde o seu compositor, um famoso cantor alemão, Reinhard Mey, relata sobre a queda do muro de Berlim, há 25 anos. Agora, muitos se perguntam: qual a importância de lembrar tal fato? Qual a contribuição disso para os dias atuais? Neste ensaio será feito uma análise sobre o significado da queda do muro para os dias atuais.
É marcante na história da humanidade um período chamado de Guerra Fria que ocorreu nos anos de 1945 à 1991  onde o mundo se dividiu por questões ideológicas ligadas ao capitalismo e ao socialismo. Na Alemanha, esse embate pareceu acirrar a guerra fria e fez com que a capital do país, Berlim, se tornasse o símbolo do ápice da insegurança dessa corrida ideológica na qual o mundo vivia a partir do momento em que a União Soviética  aprovou a criação do muro para impedir que o lado comunista da capital estivesse em livre contato com o lado capitalista ou Ocidental.
A edificação do muro de Berlim significou um dos momentos mais instáveis para a Europa e para o mundo. O chanceler federal da Republica Federal Alemã (RFA), Helmut Kohl disse na época que uma Alemanha dividida implicava numa Europa instável:
“A unidade alemã e do continente eram, portanto, dois lados de uma mesma moeda.”
Com isso, afirma-se que os efeitos da Guerra Fria e a criação de uma divisão em Berlim não eram prejudiciais apenas para a capital ou para o país. Se a queda do muro significou algo benéfico para o país, seria, portanto, bom para o mundo.
No dia 09 de Novembro de 1989, a população de Berlim foi às ruas e cercaram o muro, lado a lado, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos a “queda da divisão”. Isso foi algo que se deu por constantes protestos do lado oriental e reforço do lado ocidental. Essa relutância do lado comunista de Berlim, ou oriental, significava que o governo daquele lado não contava mais com a confiança da população. 

25 anos após a queda e desse fato histórico marcante, foi celebrado e lembrado no dia 09 de Novembro de 2014 os fatos ocorridos. O momento acompanhado pelo mundo com discursos reflexivos a cerca da importância de lembrar a queda do muro e seu significado. Em um discurso, a chanceler alemã, Angela Merkel disse que “a abertura das fronteiras há 25 anos é um modelo para outros movimentos de libertação”, destacando a importância da quebra de divisões e a procura por um futuro mais estável citando casos na Ucrânia, Síria e Iraque.
A partir do que foi citado, a queda do muro de Berlim tem significado importante, não apenas para a história da Alemanha, mas para o mundo.  Esse momento ilustra a abertura para um novo futuro na qual os alemães, naquele momento, acreditavam que estava à caminho. Apesar de não se saber, naquele tempo exatamente, no que iria acontecer após a unificação, a esperança maior era ter um futuro melhor para o país e para o mundo. Quando o autor da canção acima fala: Toda a minha vida eu vivi em metade da cidade? O que eu digo agora, quando você me dá a outra metade? Era algo que resumia um sentimento único em todo o mundo que viveu sob o medo do que poderia acontecer com esses acirramentos durante a guerra fria.
Com a queda do muro ou a queda da divisão, todos viam nesse momento “Estas imagens são: liberdade, liberdade, finalmente, sobre a minha cidade!”, ou seja, pedras não são argumentos!




Referencias
Merkel diz que queda do Muro é exemplo para áreas em conflito no mundo. Deutsch Welle. Disponivel em: <http://www.dw.de/merkel-diz-que-queda-do-muro-%C3%A9-exemplo-para-%C3%A1reas-em-conflito-no-mundo/a-18050128>. Acessado em: 13 de Novembro de 2014.

1989: Cai o Muro de Berlim. Deutsch Welle. Disponivel em: <http://www.dw.de/1989-cai-o-muro-de-berlim/a-4869441>. Acessado em: 13 de Novembro de 2014.

Mein Berlin. Reinhard Mey. Disponível em: <http://www.reinhard-mey.de/start/texte/alben/mein-berlin>. Acessado em: 12 de Novembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário