Paulo Victor Silva Rodrigues
Acadêmico do 7º semestre de Relações Internacionais da
UNAMA
Com o advento da
Globalização e da consequente intensificação do fluxo de bens e pessoas
entre os países, o marketing internacional ganhou destaque. Todavia, engana-se
quem pensa que essa vertente do Marketing é um fenômeno recente, haja vista que
teve início ainda nos primórdios da era mercantilista, quando começaram as
trocas comerciais entre as nações.
Além disso, o surgimento de
blocos econômicos e áreas de livre comércio, como: União Europeia, MERCOSUL,
Nafta, entre outros, influenciaram fortemente nas relações entre as empresas e
os países. Assim, o marketing internacional é uma importante ferramenta no
Comércio Exterior, mas deve-se saber utilizá-la. Nesse contexto destaca-se o
internacionalista.
É relevante definir Marketing
Internacional, segundo Keegan, (KEEGAN, W. J.; GREEN, 1999) um processo que
visa otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma organização através
das oportunidades de um mercado global. E para se alcançar tais oportunidades é
fundamental a boa aplicação envolvendo pontos relevantes, como: planejamento,
pesquisa, identificação, conhecimento, segmentação de mercado, estudo sobre o
comportamento de compra do consumidor, decisões de produto, preço, canais de
distribuição e comunicação de marketing.
As empresas, por exemplo, na
busca por criação de valor para seus clientes e para alcançar objetivos
internos, utilizam quatro pontos principais, são eles: Produto, Preço,
Distribuição e Promoção. No primeiro, trata-se do que seria oferecido para os
clientes com objetivo de troca. No segundo, refere-se à quantidade de dinheiro
que seria dada em troca de algum produto ou serviço. No terceiro, envolve os
meios utilizados para distribuição do produto no mercado; e no último,
englobam-se as formas utilizadas de divulgação do produto ou serviço para o
mercado alvo, o qual é o segmento do mercado que a empresa ou organização
pretende atingir.
Agir no âmbito internacional
é complexo e delicado. Para isso, é preciso fazer um estudo sobre cada país
individualmente – cultura, economia, política, leis e normativos, regras de
marcas, patentes, licenciamento e câmbio. O profissional de Relações Internacionais
tem papel fundamental, haja vista que possui competência para desenvolver esse
estudo, o qual viabilizará ou não a internacionalização de determinada empresa. Ademais, muitas que decidem expandir para o
exterior acabam não logrando sucesso por ignorar o estudo detalhado do país em
que pretende atuar, principalmente sobre a cultura, fator que pode ser decisivo
para o sucesso de uma empresa que quer atuar em outro país.
Acrescenta-se também a
instabilidade política, que influencia na decisão de internacionalizar-se, pois
o negócio pode ser prejudicado por este fator, que não pode ser
negligenciado, vide o caso da Petrobrás na Bolívia, onde sofreu um enorme
prejuízo, pois o governo daquele país desrespeitou acordos comerciais firmados.
Além disso, destaca-se a situação financeira da Bolívia, uma vez que uma
economia frágil não oferecerá boas perspectivas de sucesso.
O bom desenvolvimento e
aplicação do marketing internacional pode trazer vantagens como as destacadas
pelo Prof. Ari Lima (2008).
· 1) Oportunidades para a
transferência de produtos, marcas e outras ideias para as subsidiárias;
· 2) Surgimento de
clientes globais;
· 3) Melhoria de vínculos
entre infraestruturas nacionais que levam ao desenvolvimento de uma
infraestrutura de marketing global.
Portanto, percebe-se que no
marketing internacional é imprescindível se pensar globalmente e agir
regionalmente, adaptando os fundamentos do marketing doméstico no cenário
internacional, e capturando as perspectivas globais para promover adequações no
cenário doméstico. Sendo esta área de elevada importância, principalmente no
atual momento – Globalização – em que vivemos, com cada vez mais empresas e
organizações expandindo-se para outros países (mercados).
Sem dúvidas, o
internacionalista é necessário e tem destaque neste ambiente por possuir
conhecimento e competência nessa e em outras áreas, como: negócios, economia,
ciência política e direito, que são fundamentais para uma empresa/organização
que decide se internacionalizar e promover o comércio mundial.
Referencias:
KEEGAN, W. J.; GREEN, M. C. Princípios de marketing global. São
Paulo: Saraiva, 1999.
LIMA, Ari. A
importância do marketing internacional. Disponível em:
<http://www.arilima.com/a-importancia-do-marketing-internacional/>
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