sexta-feira, 3 de outubro de 2014

OMC: Perspectivas e Desafios do Fórum Público (1-3 Out)

Ana Carolinne Barata
Acadêmica do 7º semestre de Relações Internacionais da Unama

Desde o dia 1º de Outubro está ocorrendo na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, o Fórum Público Anual. Este ano, o fórum tem o objetivo básico de discutir a questão histórica da humanidade em relação ao comércio, a partir das dificuldades que os povos vêm enfrentando diante as dificuldades comerciais de alguns Estados.
Segundo a OMC, “it showcases the myriad connections between trade and people's daily lives and demonstrates how trade improves the day-to-day lives of citizens around the globe” (WTO, 2014). O debate também engloba as dificuldades que a organização vem enfrentando, principalmente perante a falta de consenso da Rodada Doha, onde buscarão soluções para a crise da OMC.

Podendo ter a participação de civis, de acadêmicos, da mídia e de representantes de Estados (cerca de nove mil participantes), o Fórum Público buscar alcançar diretrizes que sejam benéficas para os povos mais prejudicados economicamente, bem como, chegar a proposições de uma maneira mais democrática, além de facilitar a cooperação entre os Estados. Sob os olhos da teoria critica de relações internacionais, “o dialogo aberto é o método que garantiria que acordos não sejam estabelecidos, ignorando ou suprimindo vozes marginais e dissidentes” (LINKLATER, 1998, 41 apud Sarfati, 2005), sendo então um meio viável de estabelecimento de metas e objetivos perante a atual conjuntura da organização.
Diante das dificuldades que a OMC vem passando, alcançar objetivos que sejam postos em pauta pela sociedade, é uma chance de impedir que a organização chegue ao fim, como vem demonstrando na crise que se instalou desde o ano passado. E, buscar alcançar a cooperação, que é o seu princípio básico como organismo de governança global do comércio, é o pilar principal de fóruns públicos como este.
O fórum tem como temas: “Por que o comércio interessa a todos”; “Comércio e Emprego”; “Comércio e Consumidores”; “Comércio e a África”; “Retornando a Rodada Doha”. A escolha dos temas mostra que a OMC tem como principal objetivo, a partir destas discussões, dar continuidade na sua atuação como órgão regulador e decisório no fluxo do comércio entre as nações, o qual é a principal fonte de emprego e consumo interno dos Estados.
 A questão da África e da Rodada de Doha podem ser vistos como temas especiais, ao passo que a África vem se tornando um ator econômico cada vez mais influente (como a sua atuação nos BRICS) no Sistema Internacional, mas ao mesmo tempo, com mazelas internas significativas de preocupação internacional, especialmente no que diz respeito à fome.
Já o debate sobre a Rodada de Doha mostra a preocupação do atual presidente da organização, Roberto Azevedo, com o futuro da OMC, que está caminhando para o fim cada vez mais rápido, visto os intensos debates internos que vêm ocorrendo entre os países-membros, especialmente no que diz respeito às imposições feitas pelos Estados mais influentes e as tentativas de resistência que os países ainda em desenvolvimento econômico vêm mostrando, onde novamente a falta de consenso impera.
Portanto, o Fórum Público da Organização Mundial do Comércio deste ano está tentando resgatar a força da organização, perdida há algum tempo, do mesmo modo em que tenta buscar soluções econômicas internas aos Estados, visando a atenção com a população, a partir de sua história com o comércio mundial.


REFERÊNCIAS
SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.
WTO (World Trade Organization/ Organização Mundial do Comércio) <http://www.wto.org/>.  Em: Outubro, 2014.


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